quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Cartomante

Existem mais coisas no mundo da internet do que pode sonhar os adolescentes, ou pior, seus pais. Sentindo que seu relacionamento liberal com Camilo estava um tanto abalado Rita resolveu consultar os astros através das cartas, mas como seu tempo estava escasso por causa dos estudos, escola, cursinho pré vestibular, inglês, música e outros recorreu a internet. Depois de pesquisar de 5 a 10 minutos achou um site especializado na colocação das cartas – tudo que precisava.
Essa atitude de Rita proporcionou algumas risadas em Camilo, mas a jovem não se abalou e indignada com a reação do amado esbravejou.
- Isso pode rir, homens são todos céticos, mas saiba que bastaram responder algumas perguntinhas e clicar em algumas cartas e “pimba” o computador, ou melhor a cartomante do site adivinhou o motivo da consulta.
Depois de rir muito Camilo pegou Rita pela cintura (esses jovens sempre ousados) e disse que jamais a esqueceria e queria muito ela, a beijou, agora sim por longos 10 minutos. – o tempo é algo surpreendente, anteriormente podíamos considerar 10 minutos pouco tempo para pesquisa em um site da internet, mas agora 10 minutos ininterruptos de beijo é bem relevante. Acho que não preciso revelar como acabou essa cena.
Depois de tudo acabado, envoltos um pelo outro no seu ninho de amor – “tá” bom ali mesmo no sofá da sala – Camilo pergunta:
- Qual é o site?
- Na verdade não lembro, joguei no Google e entrei no primeiro item.
Mais uma vez o jovem se vê obrigado a rir e pergunta:
- Você acredita mesmo nisso?
Rita volta a ficar indignada – já perceberam a capacidade que os jovens têm em se indignar quando alguém não compartilha de suas ideias? Mas não conseguem ter o mesmo sentimento com problemas como a fome, desemprego, corrupção, etc.. E responde:
- Eu acredito sim, pois deu tudo certo e se você não acredita problema seu. E a prova de que ela acreditava é que agora estava tranqüila e satisfeita.
Ainda não entendi se o que a tranqüilizou e a satisfez foram as previsões e adivinhações do site ou se o momento que vivenciou a poucos instantes com Camilo, mas isso não importa.
Camilo pensou em argumentar, mas pensou em não magoar a “ficante”, na verdade o que lhe faltavam eram argumentos, pois sabia que não acreditava em nada daquilo, mas não sabia o porquê não acreditava – mais uma característica de nossos jovens – não conseguem argumentar suas próprias ideias.
Depois de um tempo separam-se ele voltou para sua casa – ou melhor casa de sua mãe – que era divorciada, ambos estavam contentes, acredito que o momento anterior colaborou para esse estado de satisfação do casal. Mesmo sem acreditar nas previsões Camilo estava com seu ego masculino em alta, pois a bela Rita estava de fato apaixonada.
Camilo tinha em sua infância um grande amigo Vilela, mas o destino quis que os jovens se separassem no inicio da puberdade e só voltassem a se reencontrar agora nessa maravilhosa fase da adolescência. Rever o velho amigo agradou e surpreendeu Camilo, mas o que mais gostou foi em conhecer a namorada de Vilela, uma mulher já feita, e muito bonita.
O que mais intrigava Camilo era como Vilela conseguirá uma mulher daquelas, ela era algo a mais, tinha uma magia maior que a de Rita, parecia mais completa. O reencontro foi simplesmente fantástico, parecia que a amizade entre os rapazes acabou contagiando a todos e tornaram-se um quarteto inseparável.
Passado algum tempo a mãe de Camilo morreu deixando o jovem sozinho, mas Rita logo tratou de consolá-lo e foi ocupando um lugar cativo no coração do jovem. O amor cresceu e passaram a viverem juntos. A amizade entre os quatro era cada vez mais intensa. Camilo admirava a namorada de Vilela por tudo que ela representava, mas amava Rita. Rita também já sentia um grande carinho por Vilela e por sua namorada além do amor por Camilo.
Em tempo de tecnologia e internet torna-se fácil para as pessoas maldosas tentarem prejudicar aquelas que estão bem e felizes. Alguém sem muitos afazeres ou por não simpatizar com Camilo começou a mandar e-mails colocando dúvidas no relacionamento de Rita com Vilela. Fakes de Orkut, MSN e até e-mails denunciavam que entre a Mulher e o melhor amigo existia algo a mais. Para amenizar as suspeitas as visitas de Camilo e Rita a casa de Vilela começaram a diminuir até que cessaram inteiramente.
Rita não entendeu nada, sem falar que Vilela também estranhou a atitude dos amigos. Para descobrir o que estava acontecendo Rita voltou a consultar o site, aquele das cartas do tarot. Camilo reprovou a atitude da mulher e seguiu recebendo screps e e-mails denunciando Rita e Vilela. Mais uma vez o site foi útil para Rita que juntando as respostas adquiridas e um pouco de raciocínio lógico descobriu o que estava acontecendo.
Rita negou as desconfianças do marido e aconselhou a procurarem Vilela para esclarecer as dúvidas, Camilo recusou pensou que procurá-lo depois de tanto tempo não seria uma boa ideia. Passado alguns dias Camilo recebe um e-mail de Vilela marcando desculpa
Uma conversa em sua casa. Algumas dúvidas assombraram a cabeça de Camilo: “o que Vilela poderia querer?” “por que em sua casa e não em um bar ou lugar mais descontraído”. “Será que Vilela queria matá-lo?” “será que estava tramando algo com a ajuda de Rita?”
Intrigado com aqueles recados Camilo começou a navegar desvairadamente para “matar” o tempo até que passando pelos favoritos achou o site da cartomante que Rita acessava sempre que tinha alguma angustia. Parou por alguns instantes que não passaram de 10 minutos – jovens agem mais por impulso – e resolveu explorar o conteúdo do site, afinal se não ajudasse também não iria atrapalhar. Respondeu algumas perguntas, seguindo informações clicou em algumas imagens e cartas e foi ficando maravilhado com as respostas.
Camilo ouviu o que mais desejava, que Rita o amava e que não existia uma terceira pessoa, ou melhor, a suposta terceira pessoa nem sabia das desconfianças dele. Depois desse alivio Camilo resolveu ir até o encontro de Vilela e saiu de casa com essa intenção. No caminho até a casa de Vilela Camilo ria das suas desconfianças e não sabia de onde tinha tirado aquelas ideias malucas.
Quando chegou a casa, Camilo foi recebido, pelo próprio Vilela que o convidou para entrar até uma sala no interior da casa, um grito invadiu as dependências da casa, ali estava Rita e a namorada de Vilela, pois haviam preparado uma grande surpresa para comemorar o aniversario de Camilo, que com tantas preocupações nem lembrava que a data se aproximava.

Adaptação: Edevandro Sabino da Silva, Cassiano do Prado, Claudia Folman, Marlei Picinini, Tatiane Freu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Periódico da Leitura. All rights reserved.
Themes by Bonard Alfin l Home Recording l Blogger Template