segunda-feira, 9 de maio de 2011

Primeiros Contatos com a poesia

Mesmo sabendo da importancia da poesia na vida dos seres humanos, muitas escolas esqueceram-na, principalemnte nas séries iniciais, privando os alunmos dessa "experiencia inigualável".

O importante não é transformar os discentes em grandes escritores de poemas, mas transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o texto poético. Nessa ideia está também o objetivo de resgatar as cantigas de ninar para que dormissem e depois quando brincavam de cantigas de roda, adivinhas, trava línguas etc.

Atualmente, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas. Isso ocorre porque os próprios professores tem pouco contato com a poesia em sua formação. Pois o hábito de leitura do professor é fator relevante para instigar a leitura no educando.

Sabidos de que a poesia é um dos gêneros literários mais distantes da sala de aula, é preciso descobrir formas de familiarizar e de aproximar as crianças e os jovens da poesia. E essa forma de familiarização e aproximação deve ser feita através de um planejamento para evitar as várias afirmações de que os poemas são de difíceis interpretações e entendimento.

O que o educando e também os professores precisam entender é que a poesia não é de difícil interpretação, apenas necessita de mais cuidado e atenção para que ocorra um entendimento da mesma. A aprendizagem da interpretação da poesia compreende o desenvolvimento de coordenar conhecimentos dos vários sentidos que um texto poético proporciona.

Para que haja uma boa interpretação do texto poético é imprescindível que se tenha um bom conhecimento prévio, onde deverá estar englobado o tema que está sendo tratado bem como um conhecimento de vocabulário, a época e o contexto histórico em que foi escrita também poderá auxiliar os alunos na interpretação.

Se estes conhecimentos não forem respeitados, o entendimento e a compreensão do poema podem ficar prejudicados, e assim, se tornar, de difícil interpretação.

É necessário ressaltar que o professor deve partir de uma leitura poética do mundo, fazendo da poesia motivo de apreciação lúdica e de motivação para a produção de intertextualidade ( relação existente entre textos diversos, da mesma natureza ou de naturezas diferentes e entre o texto e contexto) e de muitas outras formas de criar com seriedade, mas brincando com palavras.

Todas as estratégias capazes de aguçar a sensibilidade da criança e do adolescente para a poesia são válidas. É interessante para isso, que a poesia seja freqüentemente trabalhada para que ocorra um interesse por ela.


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