segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prosa de Gaúcho


Em uma de minhas férias resolvi conhecer e visitar uma amiga virtual de em Minas Gerais. Ao chegar ao aero porto de Belo Horizonte foi surpreendido por uma briga entre dois rapazes.

Depois de assistir por alguns minutos aquela confusão toda chegou a policia e levou os desordeiros para a delegacia, então liguei pra Eduarda, a minha amiga, vir me pegar que eu já estava esperando. Em pouco tempo ela chegou. Depois dos cumprimentos iniciais e apresentações fui logo contando:

- Guria cheguei já faz um tempinho, mas tava vendo uma peleia entre dois babaca que só terminou com a chegada da Brigada.

Ela me olhou espantada e me perguntou:

- Que foi que cê disse!! Uai!!

Foi aí que percebi que estava em outro estado com uma cultura muito diferente então expliquei que:

- Guria era o mesmo que menina, peleia era briga, babaca era bobo e Brigada era como chamamos a Policia Militar aqui no Rio Grande do Sul.

Durante a minha passagem por lá revelei mais algumas palavras do nosso vocabulário regional e ela também me contou algumas coisas que se diz lá em Minas. Foi tudo muito bom nos divertimos muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Periódico da Leitura. All rights reserved.
Themes by Bonard Alfin l Home Recording l Blogger Template