sexta-feira, 8 de abril de 2011

Família e Escola mediadoras do processo de desenvolvimento da leitura

A família assume um papel muito importante no que diz respeito ao ato de ler, pois é ela quem deve iniciar a criança nesse mundo de magia da Literatura, fazendo com que o público infantil tenha contato constante e diário com histórias, cantigas, livros de diferentes autores, revistas, gravuras desde o início de sua vida. A escola é responsável para dar continuidade a esse trabalho, levando em consideração que ela é um espaço privilegiado para o encontro do livro com o leitor, e nesse espaço, o educador e também o Bibliotecário devem ser leitores assíduos, conhecedores das mais diferentes e diversificadas obras, para que assim consigam fazer uma seleção de livros e textos de qualidade, orientado leituras que despertem o interesse, a motivação e o prazer em ler, sugerindo livros que venham ao encontro com os interesses e necessidades das crianças e jovens, pois é lendo que as mesmas superam seus medos, suas angústias, suas dúvidas e suas carências. Através da leitura podemos criar, fantasiar e viajar pelo mundo da imaginação e para que isso aconteça é essencial que o educador instigue a criança e o adolescente a gostar de ler e se utilize de todas as ferramentas inclusive as tecnológicas, para alcançar o propósito de possíveis mudanças na sociedade, da superação de preconceitos, da inclusão das pessoas com Necessidades Especiais no mundo da leitura através da prática prazerosa que é o ato de ler. Essa construção de um sujeito autônomo é um grande desafio e o educador é o desencadeador do trabalho a ser desenvolvido com os leitores, não só de atuação prática, mas também como mediador entre o desejado e o realizado.

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