segunda-feira, 4 de abril de 2011

Seberi: Escola Municipal Desenvolve Projeto da Leitura

A escola municipal de Seberi, Dr. Tulio Luiz Zanchet, através de professor de Língua Portuguesa, implantou na ultima terça-feira o projeto: Para o Mundo que eu Quero Ler. Depois de visitarem a biblioteca da escola e retirarem os livros os alunos voltam pra sala de aula e lêem durante 15 minutos. Isso acontece uma vez por semana. O projeto tem como objetivo maior fazer com que os alunos adquiram o habito da leitura, segundo o professor Edevandro Sabino, o tempo de leitura deve ir aumentando gradativamente conforme o tempo vai passando até chegar a ocupar todo um período de 50 minutos.
No primeiro dia do projeto percebeu-se uma grande aceitação dos alunos que receberam a proposta com entusiasmo e bastante curiosidade. O professor explica que por enquanto o projeto funciona separadamente por série, ou seja, no primeiro tempo de aula o projeto é desenvolvido na 8ª série, no segundo tempo é a vez da 7ª série, no terceiro tempo quem tem o tempo de leitura é a 6ª série e para finalizar no quarto tempo é a vez da 5ª série viajar no mundo da leitura.
O professor ainda explica que a leitura é um ato que deve fazer parte da vida de todos, pois os benefícios são muitos, além de enriquecer o vocabulário ainda contribui, e muito, para aquisição de conhecimento, desenvolve a capacidade de argumentação e ajuda na formação de opiniões. É importante que o momento da leitura seja num lugar calmo e tranqüilo, longe de movimentação, barulhos e desencontros, quando ela é realizada com prazer e tranqüilidade, o cérebro consegue captar melhor a mensagem do texto e a idéia que ele deseja transmitir, quando a leitura é voltada para os estudos em si, o silencio no ambiente precisa ser intenso, a leitura dinâmica e descontraída também é uma ótima dica para se atribuir conhecimentos, o interessante é estar sempre ligado nas atualidades, ler livros didáticos, jornais, revistas isso facilitará para um melhor convívio social. Esse hábito inteligente colabora em todas as fases da vida, em todos os momentos do dia e principalmente na formação de um individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Periódico da Leitura. All rights reserved.
Themes by Bonard Alfin l Home Recording l Blogger Template