quarta-feira, 6 de abril de 2011

O desenvolvimento da leitura em crianças e adolescentes

Muito tem sido falado sobre estimular o hábito da leitura desde cedo, permitir às crianças a proximidade com os livros e a falta de vontade dos adolescentes para ler.
A leitura não é apenas uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é também um dos grandes prazeres da vida. Só que de nada adianta esse monte de discursos quando não são tomadas as atitudes certas levando-se em consideração o nível de desenvolvimento do leitor.
Todos nós sofremos alterações cognitivas bastante significativas ao longo de nossas vidas. Essas alterações acontecem na personalidade e, ao mesmo tempo, em nosso entendimento do mundo como um todo. A partir daí, também há o desenvolvimento da leitura que, se trabalhada de forma correta, tende a evoluir de forma linear.
Desenvolvimento da leitura

De 2 a 6 anos – Pré-leitura
Nessa fase ocorre o desenvolvimento da linguagem oral. Desenvolve-se a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras: som e ritmo.
Tipo de leitura recomendada: Livros de gravuras, rimas infantis, cenas individualizadas.

De 6 a 8 anos – Leitura compreensiva
A criança adquire a capacidade de ler textos curtos. Leitura silábica e de palavras. As ilutrações dos livros
Tipo de leitura recomendada: Aventuras no ambiente próximo, família, escola, comunidade, histórias de animais, fantasias, problemas.

De 8 a 11 anos – Leitura interpretativa
A criança já tem capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil com menor dependência da ilustração. Orientação para o mundo da fantasia.
Tipo de leitura recomendada: Contos fantasiosos, contos de fadas, folclore, histórias de humor, animismo.

De 11 a 13 anos – Leitura informativa ou factual
Leitura de textos mais extensos e complexos quanto à ideia, estrutura e linguagem. Começa uma pequena introdução à leitura crítica.
Tipo de leitura recomendada: Aventuras sensacionalistas, detetives, fantasmas, ficção científica, temas da atualidade, histórias de amor.

De 13 a 15 anos – Leitura crítica
Aqui já vemos uma maior capacidade de assimilar idéias, confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto com o material de leitura.
Tipo de leitura recomendada: Aventuras intelectualizadas, narrativas de viagens, conflitos sociais, crônicas, contos.

É claro que, de certa forma, esse desenvolvimento “perfeito” chega a ser uma utopia, ainda mais depois de vermos que crianças da 4ª série têm o mesmo nível de crianças da 1ª. Mas quem sabe, se os professores conhecerem seus alunos e respeitarem suas etapas de desenvolvimento, poderemos mudar esse cenário de não-leitores.
Fonte : www.lendo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Periódico da Leitura. All rights reserved.
Themes by Bonard Alfin l Home Recording l Blogger Template