quarta-feira, 6 de abril de 2011

Leitura de Clássicos - O humor presente na obra de Machado de Assis

Prezado leitor do Periódico da Leitura a partir de hoje você terá oportunidade de acompanhar em nosso Blog mais sobre os clássicos da literatura brasileira e mundial. Para iniciar essa saga literária nada melhor do que Machado de Assis o maior nome de nossa literatura. Falaremos nesse primeiro momento do humor irônico que aparece no conto O Alienista. O humor irônico é uma característica machadiana e aparece em vários de seus textos. A escolha desse conto se trata exclusivamente pelo seu tamanho, pois sendo um texto mais curto, mas não muito, pode facilitar o interesse no leitor iniciante e também vai despertar a vontade de ler no leitor já habituado. O humor de Machado não é escrachado, pelo contrario é sutil e demonstra o ridículo diário, caracterizando os absurdos aceitos pela sociedade no cotidiano.
O Alienista apresenta uma singularidade de raciocínio lógico e retrata a sociedade politiqueira. No conto os personagens costumam converter-se em símbolos, a história e o cenário da época caem para um segundo plano. As idéias se materializam nas figuras dos personagens protagonistas. O referido texto ficcional se utiliza da ironia para satirizar a sociedade da época do Segundo Reinado. O que Machado faz nesse conto é denunciar os abusos e as barbáries dessa época, porém escolhe fazer isso se valendo da comédia, pois essa não bate de frente com a situação, não traz a solução de forma imediata. Diferenciando-se assim da tragédia. Os personagens das comedias tentam driblar as contradições, estabelecendo pactos que permitam que a vida prossiga. São essas atitudes que levam ao cômico e provocam o riso no leitor,pois as vezes seria mais simples e eficaz enfrentar sem artimanhas as adversidades. A comédia também propicia que história sofra reviravoltas afastando assim de maneira definitiva a possibilidade do fim trágico.
Em O Alienista, o personagem principal Simão Bacamarte, representa uma sátira ao homem de ciência do positivismo. Bacamarte é cientista que ao se preocupar apenas com o mundo racional se coloca fora do mundo real. Essa representatividade é toda construída em cima de uma representação sátira da personagem.
Os personagens Cripim Soares e Dona Evarista, são caracterizados como seguidores do Alienista e jamais questionam suas idéias por mais insanas que possam ser. São pessoas que se curvam diante de uma doutrina sem analise nenhuma, o retrato daquilo que representou o positivismo.
Se contrapondo a Simão Bacamarte, o Alienista, está o Padre Lopes. Esse quer que as coisas continuem do jeito que estão e se opõe a ciência. Na verdade ai está retratado, também com boas doses de ironia, as divergências existentes entre a Igreja e o Império, na época do segundo reinado.
Outro personagem sátiro é Porfirio, um humilde barbeiro, mas que lidera os cidadãos na revolução da casa verde percebe-se que o líder não é o padre e tão pouco o Alienista, mas um simples barbeiro que quando consegue um pouco de poder prefere fazer acordo com os revolucionários e esquece o interesse do povo. Enfim “o poder corrompe”.
O Alienista é um conto bastante denso, permite varias interpretações e Machado de Assis mostra ao leitor, através do humor que o homem nada sabe sobre sua própria espécie.

Um comentário:

  1. Muito bom esse blogue de vocês!!!! Não somente pelo conteúdo que ja é um fenômeno, mas essa estética...
    Me manda uma dica aí de como fazer essa transformação no meu blog???
    Espero a visita de vocês lá no Bibliotecando por aí...
    Abraços,
    Mário

    ResponderExcluir

 
Copyright 2010 Periódico da Leitura. All rights reserved.
Themes by Bonard Alfin l Home Recording l Blogger Template